domingo, 6 de fevereiro de 2011

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO



Tenho recebido inúmeros contatos dos leitores do meu blog, solicitando possibilidades e alternativas de atuação do Serviço Social nas Secretarias Municipais de Educação do Brasil. Estes por sua vez, são Assistentes Sociais, os quais estão inserindo-se nesse emergente campo de atuação profissional.

Primeiramente vale lembrar, a importância que isto tem significado, quando reiteramos a demanda de uma educação de qualidade e integral. Começamos a perceber que em nosso país, ocorre um movimento, ainda que tímido, de necessidade e constante reelaboração de conceitos na educação, quando tratamos de profissionais da área escolar, ou seja, da abertura nas escolas para novas especialidades, ou diria, novos profissionais, os quais pela educação tradicional não fariam parte deste contexto.

Voltando a falar sobre a atuação do Assistente Social em Secretarias Municipais de Educação do Brasil, para aqueles profissionais que estão adentrando esta realidade é importante sinalizar a intervenção do Serviço Social em duas perspectivas:

A primeira se refere à criação de um Departamento específico na Secretaria, com a finalidade de Assessoria as escolas do município. Nesta, o profissional basicamente irá trabalhar com gestão, intervindo no empoderamento dos gestores escolares, com subsídio teórico e prático.

A proposta de atuação deste Serviço Social é fortalecer principalmente as direções e coordenações pedagógicas, no sentido de acesso aos serviços sociais, conhecimento da rede socioassistencial, palestras de sensibilização social, dentre outras. Todas estão ações devem convergir para que a escola esteja capacitada a encaminhar e dar resolutibilidade as demandas sociais apresentadas. Sem dúvida, que em casos específicos, irá-se contar com a intervenção direta do Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda perspectiva vai mais além que a apresentada até o momento. Nesta o Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação, não se torna somente de assessoria, mais de atuação direta e extensiva as escolas do municipio.

Nesta perspectiva, demanda-se do amadurecimento e reconhecimento da profissão junto a Secretaria, pois para dar conta do trabalho in loco em cada escola, a Secretaria deverá dispor de inúmeros Assistentes Sociais. Esses técnicos de Serviço Social poderão atuar nas escolas com plantão social; trabalho com grupos operativos; capacitação para professores em matéria que diz respeito ao Serviço Social; intervenção e monitoramento de famílias multiproblemáticas; articulação direta com a rede socioassistencial da comunidade ou do municipio em que a escola esteja inserida; encaminhamentos, etc.

Espero de alguma forma ter contribuído e coloco-me a disposição para a discussão do referido assunto.

Um forte abraço.

André Michel dos Santos.

Fonte: http://servicosocialescolar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário